Pesquisa da EEFE é premiada na área de pedagogia do Esporte

Artigo resultante de tese de doutorado de Carla Luguetti, orientada pelo Prof. Dr. Luiz Dantas, receberá prêmio outorgado pela  American Educational Research Association (AERA). 

“The life of crime does not pay; stop and think!’: the process of co-constructing a prototype pedagogical model of sport for working with youth from socially vulnerable backgrounds” foi publicado na revista  Physical Education and Sport Pedagogy e escolhido como melhor artigo do ano por meio de votação entre 93 doutores da área. O prêmio será entregue no congresso AERA 2017 Annual Meeting, a ser realizado entre os dias 27 de abril e 1º de Maio em San Antonio (Estados Unidos). A tese de doutorado de Carla foi defendida em 2014 e gerou outras quatro publicações em revistas internacionais. 
 
O estudo analisou o esporte como ferramenta de inclusão social. É muito difundida na sociedade a ideia de que o esporte pode mudar a vida das pessoas, por exemplo, afastando jovens do crime e do tráfico de drogas. Porém, não há evidências científicas que comprovem a eficácia de ações voltadas ao esporte em comunidades de vulnerabilidade social. Para estudar essa questão, Carla analisou um grupo de 17 meninos entre 13 e 15 anos participantes de um projeto de inclusão social por meio do futebol. A pesquisa, realizada durante o ano de 2013, teve coorientação de David Kirk (University of Bedfordshire) e Kimberly Oliver (New Mexico State University).
 
Para saber mais sobre o estudo, visite a página da EEFE:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s